Água de coco e seus benefícios

O coco, fruta tropical originária do coqueiro, da família das palmáceas, a qual abrange cerca de um milhão de espécies.  A água de coco, sumo natural existente em seu interior, especialmente em maior quantidade quando o coco está verde, constitui sabor levemente adocicado e suave. Bastante consumida nessa época quente do ano, é uma excelente pedida para se refrescar e também se hidratar.

Propriedades nutricionais

O valor nutritivo do coco e seu sabor variam de acordo com o estágio de maturação apresentando de maneira geral quantidades significativas de sais minerais, como potássio, sódio, fósforo, magnésio, manganês e selênio. À medida que a polpa amadurece, enriquece o seu teor de gorduras, como gorduras mono e polinsaturadas. A polpa do coco também possui uma quantidade significativa de carboidratos, proteínas e vitaminas C e fibras. Em 100 gramas de polpa do coco crua contém cerca de 350 calorias, 15 gramas de carboidratos, 3 de proteínas e 9 de fibras. Em relação aos minerais são 14 miligramas (mg) de cálcio, 113 mg fósforo, 20 mg sódio, 356 mg de potássio e 10,1 microgramas (mcg) de selênio.

Já a água de coco, em 100 ml de água de coco, contém apenas 22 calorias e apresenta os seguintes principais nutrientes:

Carboidratos – 5,3 gramas
Cálcio – 19 miligramas
Fósforo – 4 miligramas
Sódio – 2 miligramas
Potássio – 162 miligramas
Vitamina C – 2,4 miligramas 

Benefícios da água de coco

Isotônico natural: A presença de eletrólitos tais como sódio e potássio na água de coco possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas destes minerais pela urina e pelo suor, especialmente em dias mais quentes, em que transpiramos mais. Além disso, é a única bebida isotônica natural disponível comercialmente. Portanto, é ideal para repor o líquido perdido depois de atividades físicas e, por ser um excelente soro, para a recuperação nos casos de desidratação. No entanto, nenhuma bebida pode substituir a água, ao contrário da água mineral, a água de coco contém calorias assim como qualquer alimento, por isso se estiver com sede, beba água, ok? 

Estudos científicos garantem que o sumo doce do coco tem tudo para ser uma alternativa interessante a quem prefere gastar o tempo livre se exercitando no verão. Veja só: a frutose da água de coco tem uma absorção mais lenta quando comparada à glicose, que prevalece em isotônicos industrializados. Assim, é uma boa opção em modalidades menos exigentes, como caminhadas de até uma hora de duração. O líquido ainda é rico em potássio, elemento relacionado à queda da pressão arterial.

Efeito diuréticoO potássio presente na água de coco ajuda na eliminação de líquidos, tornando a bebida um importante diurético. Por conta disso, seu consumo pode ajudar a combater inchaços, desde que a água não seja dispensada, para equilibrar o consumo de sódio.

Diabéticos também podem: Consumida com moderação, sim! A bebida contém açúcares, sendo que em 200 ml de água de coco contém por volta 44 calorias e 10 gramas de carboidratos, o equivalente, em média, a uma fruta. Portanto, quando beber água de coco, o indivíduo com diabetes deverá considerar essa bebida como uma porção de fruta, contabilizada na recomendação de três a quatro frutas por dia ou na orientação pelo seu nutricionista.

Previne câimbrasPor ser rica em magnésio e potássio, a bebida ajuda na prevenção de câimbras, cuja principal causa é o acúmulo de ácido lático no tecido muscular, devido à ausência de oxigênio – e esses nutrientes ajudam a regular esse mecanismo. Além disso, a água de coco é rica em aminoácidos, que ajudam na formação de massa muscular.

– Protetor contra doenças cardiovasculares: O potássio presente na água de coco age estimulando a eliminação do sódio do organismo, diminuindo a retenção de líquidos e consequentemente a pressão arterial. Dessa forma, alimentos ricos em potássio são muito recomendados para hipertensos ou pessoas no grupo de risco para doenças cardiovasculares. No entanto, a ingestão da bebida por pessoas com problemas cardiovasculares deve ser sempre ser orientada por um profissional nutricionista.

Contém um potente antioxidante: A bebida é uma boa fonte em vitamina C, um poderoso antioxidante que ajuda principalmente no rejuvenescimento da pele, prevenindo o aparecimento de manchas causadas pelo excesso de exposição ao sol. Além disso, a bebida contém fitohormônios como as citocininas, que tem efeito anti-envelhecimento e anti-câncer. No entanto, as quantidades desses nutrientes na água de coco são pequenas, sendo necessário ingerir uma grande quantidade para aproveitar esses benefícios.

– Sem conservantesA versão in natura não contém conservantes e nem outras substâncias artificiais, por isso não provoca alergia e pode ser consumida por qualquer um, ao contrário do que se pensa, hipertensos, por exemplo, também podem consumi-lá, pois como é rica em sais minerais, que além do sódio, contém potássio, cálcio, magnésio, nutrientes necessários para quem precisa controlar a pressão arterial, que aliados a uma alimentação e estilos de vida saudáveis, contribuem para o tratamento do hipertenso. Caso tenha dúvidas, lembre-se consuma sem com moderação e consulte um médico ou nutricionista.

Qualidade e conservação

Quando o coco é verde, essa parte é pouco desenvolvida e mole, acumulando mais água em seu interior. A medida que o coco vai amadurecendo, a parte carnosa se torna mais consistente e a água diminui. O coco verde está adequado para consumo quando sua casca é fibrosa e carnuda, com um tom esverdeado e se o núcleo está bem firme. Além disso, a polpa deve apresentar-se tenra com consistência cremosa.

O coco fresco, ainda fechado, pode ser conservado por até dois meses. Depois de aberto, a polpa deve ser consumida no mesmo dia ou conservada em geladeira por até 5 dias.

Para aqueles que moram em regiões onde a água de coco in natura não é muito disponível, a opção industrializada, vendida nos supermercados, é confiável, apesar de contar com conservantes. Uma dica é ficar atento a data de validade, na forma como o produto é estocado e na exposição ao sol, pois são fatores que acabam com os seus benefícios.

Deixe um comentário