Sessão: Fruta da semana – Pêssego

Com casca aveludada, cuja cor varia do branco ao amarelo e vermelho, possui uma polpa bastante suculenta, podendo ser branca ou amarela, a primeira é a mais consumida na forma in natura, enquanto a outra é utilizada mais para a produção de compotas e caldas, porém ambas com sabor doce e aroma característicos.

Propriedades Nutricionais

A fruta apresenta baixo teor calórico, sendo que 1 (uma) unidade média com 60 gramas contém aproximadamente 22 calorias. Apresenta uma ótima quantidade em fibras, essenciais para o bom funcionamento do intestino. Fonte de minerais importantes, como: fósforo, magnésio, manganês, cobre, potássio e ferro.

Entre os minerais mais abundantes no pêssego, o potássio atua como regulador da pressão e do pH sanguíneo e auxilia os processos digestivos e nas contrações musculares — após atividades físicas muito intensas, a reposição de potássio no organismo ajuda na recuperação dos músculos. O manganês, atua junto com diversas enzimas para facilitar os processos metabólicos, tem um papel antioxidante.

As fibras presentes na fruta ajudam também a prevenir doenças cardiovasculares: as fibras contribuem para o controle das taxas de colesterol e de açúcar no sangue. O consumo de fibras também está associado à prevenção do câncer de cólon.

O pêssego também ser rico em vitamina C e carotenóides, ambos tem poder antioxidantes. No grupo de antioxidantes carotenóides do pêssego encontram-se o beta caroteno, luteína e zeaxantina, que podem ter ação preventiva em alguns tipos de câncer, como o de mama, e diminuem o risco de doenças da visão como degeneração macular e catarata. Quanto a vitamina C, que também tem importante ação antioxidante, contribui para o bom funcionamento do sistema de defesas do corpo, ajudando na prevenção de infecções. 

Indicado para qualquer tipo de dieta, principalmente para quem quer perder alguns quilinhos, é uma ótima opção devido as poucas calorias, porém é desaconselhável para pessoas de aparelho digestivo mais sensível.

Seu consumo é bastante indicado para pacientes cardíacos, sendo também um bom “remédio” natural contra a Gota (doença inflamatória das articulações caracterizada pela elevação de ácido úrico no sangue), no combate a prisão de ventre crônica e também atua favorecendo inflamações agudas dos rins.

O pêssego é uma fruta muito apreciada, tanto para o consumo in natura quanto para a fabricação de geleias, doces e compotas. Muito consumido também na forma de suco e pode ser usado como ingrediente para a produção de outras bebidas.

A frutificação do pêssego ocorre nos meses de setembro a fevereiro, período de safra com melhor qualidade e preço mais acessível. Ao comprá-lo, é  importante analisar se a casca está firme e não dura, sem marcas de insetos. E para melhor conservação, é indicado armazená-lo na geladeira.

Deixe um comentário