Sessão: Fruta da semana!

maçã

A maçã também faz parte do grupo dos superalimentos. Contém quantidades razoáveis de vitamina A, B1, B2 e C e de sais minerais, como cálcio, fósforo, e ferro. O teor de água e vitamina C que a maçã tem, torna-a um bom alimento para as crianças, pois, além de nutrir, é um excelente hidratante. Além de ser de fácil digestão, por isso se aconselha a consumi-la ao natural e com a casca para aproveitar melhor suas vitaminas e fibras.

Além disso, possui muitos outros benefícios à saúde como:

Diminui colesterol: uma maçã média possui aproximadamente 4g de fibra, sendo uma parte em forma de pectina, um tipo de fibra solúvel que tem sido associada a redução dos níveis do colesterol ruim. Isso acontece, pois ela bloqueia a absorção de colesterol, ajudando o corpo a usá-lo em vez de armazená-lo.

Mantém você saciado: a presença de fibras também faz com que ela o deixe saciado por mais tempo sem que precise consumir muitas calorias (95 kcal em uma fruta média). O que acontece é que nosso corpo demora mais para digerir fibras complexas do que nutrientes simples como açúcar ou cereais refinados. Qualquer alimento com pelo menos 3g de fibras é uma boa fonte de nutrientes, já que o recomendado é no mínimo de 25g/ dia.

Combate resfriados: embora não seja tão eficiente quanto a laranja, a maçã é considerada uma boa fonte de vitamina C, que ajuda a fortalecer o sistema imunológico. Uma fruta média possui cerca de 8mg de vitamina, o que equivale a cerca de 14 % da ingestão diária recomendada.

 – Diminui risco de diabetes tipo 2: um estudo publicado em 2012 no American Journal of Clinical Nutrition descobriu que as maçãs, assim como pêras e amoras, estavam ligados a um risco menor de desenvolver diabetes tipo 2 devido aos antioxidantes, antocianinas, que são também responsáveis ​​para pela coloração frutas e vegetais.

Melhora funções cerebrais: a fruta tem sido associada a um aumento na produção de acetilcolina, neurotransmissor, que se comunica entre as células nervosas cerebrais, isso faz com que a maçã possa ajudar a memória e prevenir o desenvolvimento do Alzheimer. Uma dieta rica em antioxidantes pode ter efeitos semelhantes, por isso a maçã, que é particularmente rica em quercetina, é uma boa aposta, de acordo com o estudo feito em 2004.

Protege de diversos tipos de câncer: as maçãs com casca apresentam mais compostos que inibem o crescimento de células cancerígenas quando comparada ao consumo somente da polpa da fruta.

Além disso tudo, é uma fruta prática para carregar para qualquer lugar, por isso inclua no seu dia-a-dia.

E uma dica para aproveitar melhor seus benefícios é consumi-la com a casca! 😉 

E ainda hoje mais uma receita saudável para agregar no seu cardápio! Fiquem ligados!

Deixe um comentário