Prebióticos X Probióticos

O interesse por uma alimentação saudável vem crescendo bastante, assim como a procura por alimentos funcionais, que além de suprir a nutrição básica para promover a saúde.

De acordo com a ANVISA – propriedade funcional é aquela relativa ao papel metabólico ou fisiológico que o nutriente ou não nutriente tem no crescimento, desenvolvimento, manutenção e outras funções normais do organismo humano. Entre os alimentos com propriedades funcionais encontram-se os PREBIÓTICOS, PROBIÓTICOS e SIMBIÓTICOS. A microbiota humana intestinal (microrganismos presentes no intestino) exerce um papel importante tanto na saúde quanto na doença e a suplementação da dieta com probióticos e prebióticos podem assegurar o equilíbrio dessa microbiota.

PREBIÓTICOS

São alguns tipos de fibras alimentares não digeríveis pelo nosso corpo. Auxiliam na manutenção da flora intestinal, contribui com a consistência normal das fezes, prevenindo assim a diarreia e a constipação, colabora para que somente seja absorvido pelo intestino as substâncias necessárias e promove o crescimento das bactérias não patogênicas como as Bifidobactérias. Estão presentes em alimentos de origem vegetal, como cebola, alho, tomate, frutas, vegetais, aveia, trigo, cevada, mel, etc.

PROBIÓTICOS

São microrganismos que, quando ingeridos em quantidades adequadas, exercem efeitos benéficos para a saúde. Esses organismos são adicionados aos alimentos, como os leites fermentados, por exemplo. As mais conhecidas bactérias que exercem essa função são as Bifidobacterium e Lactobacillus, em especial Lactobacillus acidophillus. Elas agem produzindo compostos como as citoquinas e o ácido butírico que são antimicrobianos e antibacterianos, ou seja, favorecem a presença de bactérias benéficas ao organismo e diminuem a concentração de bactérias e microrganismos indesejáveis. Existem nos mercados em comprimidos, cápsulas e sachês.

SIMBIÓTICOS

São combinações apropriadas de probióticos e prebióticos, e têm sido utilizados com resultados bastante positivos, principalmente nos casos de diarreia e equilíbrio da flora intestinal. Um produto simbiótico exerce um efeito tanto prebiótico quanto probiótico. Essa combinação pode possibilitar a sobrevivência de bactérias probióticas no alimento e nas condições do meio gástrico, possibilitando sua ação no intestino grosso, sendo que os efeitos desses ingredientes podem ser adicionados. O consumo de probióticos e prebióticos deve ser estimulado, mas sua ingestão não descarta a influência da hereditariedade, alimentação equilibrada e atividade física. O ideal é que esses alimentos sejam consumidos diariamente. Caso haja a necessidade de suplementação, deve ser feito por um profissional nutricionista ou médico, de forma individualizada.

Podemos encontrá-lo nas formas em pó, sachês e latas para ser diluí-lo em preparo de bebidas.

Deixe um comentário